Como cuidar

A Azaleia tem dicas simples para o seu calçado ficar lindo
e com cara de novo por muito mais tempo. Veja como é fácil.

Calçados de camurça devem ser limpos com muita atenção, pois a sujeira pode penetrar entre as felpas e fibras. Veja como cuidar:

1) Sujeira normal e leves manchas de barro são removidas facilmente com escovas macias.
2) Os calçados devem secar à temperatura ambiente, em um local bem ventilado.
3) Nunca coloque-os perto de estufas, fogões e outras fontes de calor.
4) Para remover o excesso de água e facilitar a secagem, forre os calçados com papel jornal ou outro papel absorvente, por uma ou duas horas.
5) É preciso ter um cuidado especial com as solas de crepe, pois com o calor, ou exposição à luz solar muito forte, elas podem se tornar pegajosas. O uso de um talco ou pó de giz pode reduzir esse efeito.

Os tecidos usados em calçados são dos mais variados tipos. Por isso, cuidado: a técnica certa para a limpeza de um pode não ser a ideal para outro.

1) No caso de calçados muito sujos, remova a lama seca com uma lâmina cega, para que a sujeira não penetre no tecido e dificulte ainda mais a limpeza. Depois, passe uma escova macia, como as usadas para roupa.
2) Alguns tratamentos para conservação podem clarear o tecido. Antes de usar o produto, faça sempre um teste em uma parte não visível do calçado, como a lingueta.
3) Para remover o excesso de água e facilitar a secagem, forre os calçados com papel jornal ou outro papel absorvente, por uma ou duas horas.
4) Os calçados devem secar à temperatura ambiente e em local ventilado. Nunca coloque seu calçado perto de estufas, fogões e outras fontes de calor.

Os tecidos sintéticos são fáceis de cuidar. É só prestar atenção a algumas dicas.

1) Para limpar o calçado, utilize um pano úmido. Não utilize produtos químicos. Não lave na máquina de lavar roupas nem mergulhe na água.
2) Seque o calçado à sombra. Nunca force a secagem deixando-o ao sol, colocando-o no forno, máquina de secar ou atrás da geladeira, pois ele perderá suas características naturais.
3) Os calçados sintéticos metalizados podem soltar um tipo de purpurina, o que em pouca quantidade é normal.